segunda-feira, 3 de junho de 2013

Os Saltimbancos

 

Oi  amigos, tudo bem? Vocês já conhecem os Saltimbancos? Já pensaram na riqueza de formas com que podemos apresentar este texto às crianças.

Deixo-lhes uma pequena amostra com informações, e amanhã conversaremos mais sobre o assunto!

 

Os Saltimbancos – A História


Baseado no conto “Os músicos de Bremem” dos Irmãos Grimm, a montagem de Sergio Bardotti e Luiz Enriquez teve a versão em português de Chico Buarque,  o espetáculo teve uma montagem magnifica e histórica no teatro Canecão, no Rio de Janeiro em 1977 e teve como elenco de estréia  Marieta Severo (a gata), Miúcha (a galinha), Pedro Paulo Rangel (o cachorro) e Grande Otelo (o burro). Outra montagem ocorreu em 92, também com grande sucesso, com Nizo Neto (O Jumento), Maria Lúcia Priolli (A Gata), Ruben Gabira (O Cachorro) e Suely Franco (Depois Andréa Veiga) (A Galinha).
Essa obra originou ainda dois discos. Um lançado em 1977, com participações de Nara Leão, Miúcha, MPB-4 e outro em 94, com o elenco de 92.
Em 1981, Os Trapalhões lançaram também sua versão, Os Saltimbancos Trapalhões.
 
OS MÚSICOS DE BREMEM
Nesta história, um burro, um cão, um gato e um galo, maltratados pelos seus donos, abandonam-nos e decidem ir para Bremen, uma cidade onde conhecerão a liberdade.
Esta fábula tem um significado óbvio: os quatro animais representam as diferentes classes do povo; os seus donos os regentes feudais desse tempo. Bremen, uma cidade livre  onde não existia feudalismo, era o local natural para se viver sem amos.
Bremen recorda esta história através de uma estátua de bronze de dois metros de altura ao lado da Câmara Municipal (Rathaus).
Fonte principal: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário